LEITURA LITERÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE, BICHO PAPÃO ASSUSTADOR?

Rosangela Maria de Almeida Netzel, Marilu Martens Oliveira

Resumo


A tentativa de integrar conteúdos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partindo da literatura infantil, deve conservar o caráter emancipatório tanto da pedagogia quanto da literatura. Sendo a literatura um direito, como aponta Candido (1995), não deve ser suprimida da prática pedagógica. Ao contrário, é preciso seguir uma metodologia que entrelace os dois campos, em prol do aluno-leitor. O docente que se lança ao desafio garante uma prática mais dinâmica e terá maiores chances de alcançar o interesse dos alunos, pois a literatura pode encantar, identificar e emancipar, tanto o professor quanto o aluno, dependendo dos encaminhamentos realizados no processo de leitura literária. Abordando a metodologia de Cosson (2007) sobre o letramento literário, adaptada para o nível de ensino, sugerem-se, neste artigo, sequências literárias interdisciplinares que focam temas variados, priorizando a leitura como prática na integração de disciplinas e abordagem de conteúdos básicos do segmento. Justifica-se, portanto, a opção pelo tema, por ser a literatura um direito, uma prática emancipatória e pelo desejo de se quebrar o tabu de que é difícil o trabalho com o texto literário em sala de aula.


Palavras-chave


Literatura. Interdisciplinaridade. Metodologia.

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