MÍDIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE PROPAGANDAS DE UM CURSO DE INGLÊS ONLINE

Juliane D'Almas

Resumo


Este artigo busca analisar e descrever a linguagem utilizada por propagandas de um curso de inglês online e as possíveis repercussões das mesmas na identidade de professores (não nativos) de língua inglesa. Por meio da análise do discurso crítica (ADC) e do modelo tridimensional de Fairclough (1995), as análises aqui realizadas propunham focalizar os discursos em três dimensões: 1) na descrição da dimensão do texto, 2) na dimensão da prática discursiva e; 3) na dimensão da prática sociocultural. Sendo assim, este estudo concluiu que as propagandas veiculadas por tal empresa são altamente preconceituosas quanto aos métodos tidos como tradicionais para o ensino da língua inglesa, bem como ao professor não nativo do idioma, o que pode influenciar na baixa autoestima desse profissional e convencer um público acrítico sobre sistemas de ensino de línguas estrangeiras que a perspectiva do falante nativo é o meio mais eficiente de aprendizagem.

Palavras-chave


Análise do discurso crítica. Mídia. Identidade do professor. Língua Inglesa.

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