A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE LEITURA EM AMBIENTES SOCIOEDUCATIVOS

Diego Paiva Bahls, Marcos Gehrke

Resumo


A pesquisa investiga o potencial da Biblioteca e da leitura em Centros de Socioeducação, partindo de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Buscamos trabalhos por meio da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), com demarcação temporal a produção de 2000 a 2015, com vistas a identificar pesquisas e evidenciar a problemática acerca do tema, bem como as possíveis lacunas encontradas nos trabalhos. A produção bibliográfica limitada, não possibilitou análises amplas, mas oferece dados significativos para a sequência da pesquisa, a qual revela a necessidade de estudos específicos e aprofundados sobre essa temática, pois a biblioteca e a leitura possuem grande potencial na formação do sujeito em contexto prisional. Destacamos a necessidade de políticas e projetos destinados aos menores infratores, que visem o incentivo, a leitura e a formação de um sujeito conscientizado, fator essencial para sua (re)socialização em sociedade.

 

 


Palavras-chave


Biblioteca. Centros de socioeducação. Práticas de leitura.

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