CITAÇÃO E PARÁFRASE COMO ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE ALEMÃO

Adriana Dalla Vecchia

Resumo


Este artigo tematiza a interação face-a-face entre alunos e professora de uma turma de 3º ano de Ensino Médio de um colégio da rede privada de ensino, situado em um contexto multilíngue Schwowisch/Português/Hochdeutsch do interior do Paraná, procurando focalizar algumas estratégias utilizadas pela professora para colocar em prática seu projeto de dizer: legitimar o próprio discurso e a prática institucional da prova de proficiência em língua alemã encampada pelo colégio locus da pesquisa. Para a análise feita neste texto, foram escolhidos trechos de duas aulas de alemão como língua adicional, ocorridas no segundo semestre de 2015. O projeto de dizer da professora é construído com base na citação como forma de angariar autoridade e legitimidade ao seu discurso, e na paráfrase (HILGERT, 2001; ANDRADE E AQUINO, 2002; SANT’ANNA, 2007),  enquanto atividade de reformulação do enunciado para torná-lo mais claro e mais convincente para os alunos interlocutores. O olhar direcionado para os dados é guiado por uma perspectiva discursiva (ROMUALDO, 2014; AUTHIER-REVUZ, 2004; BENITES, 2002; MAINGUENEAU, 1993).


Palavras-chave


heterogeneidade mostrada; citação; paráfrase.

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