O GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA DE ENIGMA EM SALA DE AULA

Adenize Aparecida Franco, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Resumo


Este artigo apresenta o relato de uma intervenção pedagógica realizada por bolsistas do PIBID/Letras/Português da UENP que tomou como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa o gênero discursivo/textual narrativa de enigma. A intervenção ocorreu em quatro salas de aula dos 6º anos, de dois colégios estaduais da rede pública de ensino do município de Jacarezinho/PR, atendidas pelo subprojeto. A base teórico-metodológica constituiu-se dos preceitos sobre gêneros do discurso e de seu ensino instituídos pelo Interacionismo Sociodiscursivo, e no histórico literário de narrativas de enigma e investigação. O resultado do processo de intervenção pode ser observado na apropriação do gênero pelos alunos que em decorrência produziram livros de contos de narrativas de enigma.


Palavras-chave


Narrativa de enigma; Gêneros discursivos/textuais; Intervenção pedagógica.

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