MARCAS DA ORALIDADE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DA GLOBO E DA RÁDIO CBN

Reinaldo César Zanardi, Letícia Jovelina Storto

Resumo


Se comparado ao texto escrito, o texto falado apresenta características específicas, as quais decorrem, principalmente, do seu processo de construção. Fala e escrita, apesar de serem duas modalidades de uso da língua complementares, são distintas no modo de produção, recepção e em seus traços. O texto falado, foco deste estudo, tem como marcas básicas planejamento local, contexto comum partilhado e envolvimento entre os interlocutores da interação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as marcas da oralidade no texto do comentarista de economia da Rede Globo (Jornal da Globo) e  da Rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg. Compõem o corpus deste trabalho dez textos, sendo cinco de cada veículo, escolhidos aleatoriamente em um espaço de três meses. A teoria que embasa o estudo está fundamentada na Análise da Conversação, especialmente nos textos do professor Luiz Antônio Marcuschi. A análise do referido material permite afirmar que o comentarista executa a sua fala simultaneamente ao planejamento, deixando marcas evidentes da língua falada no processo de construção do seu texto, diferentemente de outros comentaristas que optam por escrever o texto previamente para ser lido diante dos microfones. Entre essas marcas destacam-se hesitações, correções, falas simultâneas, truncamentos, monitoramento da fala, falsos começos, envolvimento e repetições.


Palavras-chave


Língua falada. Jornalismo. Rádio. Televisão.

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