COMPREENSÃO E SITUACIONALIDADE EM UM GÊNERO ORAL: APROXIMANDO CONCEITOS A PARTIR DAS OPERAÇÕES INFERENCIAIS

Huanna Sperb Ross, Monize Pereira Albiero, Vaima Regina Alves Motta

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar uma análise da correlação entre operações de compreensão e estratégias de situacionalidade, a partir de trechos de uma transcrição de um debate público regrado dinamizado na Escola Básica. Para isso, apoiamo-nos, teoricamente, na Linguística do Texto, com base em Beaugrande e Dressler (1981), Koch (1985) e Marcuschi (2008), e, metodologicamente, no paradigma indiciário, de Ginzburg (1989). A partir de nossa análise, evidenciamos a relevância de aproximar as operações inferenciais das estratégias de situacionalidade, possibilitando ao ouvinte/leitor perceber, com maior propriedade, o jogo expressivo que se estabelece, a partir das escolhas linguísticas, para sustentar determinado ponto de vista, de modo que desenvolva e aprenda a utilizar essas estratégias para se tornar mais competente no que diz respeito à percepção do movimento argumentativo.

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180034


Palavras-chave


Compreensão; Situacionalidade; Operações inferenciais; Oralidade; Linguística do Texto.

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