A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: ESCRITA COMO PROCESSO E AS CAPACIDADES DOCENTES

Maria Izabel Rodrigues Tognato, Juliane Almeida de Oliveira

Resumo


Este trabalho visa a discutir o papel da sequência didática na formação inicial do professor de Língua Inglesa como instrumento gerador de capacidades docentes, a partir dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica com foco na escrita enquanto processo (MENEGASSI; 2010;  FUZA; MENEGASSI, 2007). Para tanto, pautamos nosso estudo nos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), no ensino de línguas com base em gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), nas capacidades de linguagem (CL) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ, CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013) e seus critérios (CRISTOVÃO et al, 2010;), na sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004;) e  nos saberes a ensinar e para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). Para as análises, utilizamos uma sequência didática implementada, as CL e seus critérios. Os resultados apontam para a relevância de uma maior articulação entre os saberes necessários à formação docente.

 


Palavras-chave


Sequência didática. Escrita como processo. Capacidades docentes.

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