ANÁLISE DE ATIVIDADES ACERCA DO ENSINO DA PRONÚNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS

Lais Karina Buchener, Luciane Trennephol da Costa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo contribuir com a área de estudos em conscientização dos aspectos fonéticos-fonológicos na aprendizagem de língua estrangeira, no caso, a língua inglesa, visando ao ensino comunicativo em sala de aula. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem essa temática como, por exemplo, Celce-Murcia; Brinton; Goodwin (1996), Aquino; Lamprecht (2009) Zimmer; Silveira; Alves (2009); em um segundo momento, observamos materiais didáticos destinados à sala de aula na rede pública de ensino. Analisando as coleções de livros “Learn and Share in English, da editora Ática, e Alive High, da editora SM, percebemos que os materiais trazem exercícios que envolvem a conscientização dos aspectos fonéticos-fonológicos e analisamos atividades que contemplam o nível fonêmico.

Palavras-chave


consciência oral; aspectos fonético-fonológicos; ensino de língua inglesa; material didático.

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