A COMPREENSÃO RESPONSIVA ATIVA DO ALUNO EM UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Sílvio Nunes da Silva Júnior, Antonia Maria Medeiros da Cruz

Resumo


Inserido na relação entre os estudos dialógicos (BAKHTIN, 2003; VOLOCHINOV, 2017) e a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), o presente artigo discute os aspectos constitutivos da compreensão leitora, tomando como base, para tanto, a noção de compreensão responsiva ativa (BAKHTIN, 2003; ZOZZOLI, 2012) em uma prática de letramento literário no ensino médio. Para a efetivação da citada prática, partimos da Sequência Básica de Leitura (COSSON, 2014), e no tocante a obra literária utilizada, recorremos ao texto “A cartomante”, de Machado de Assis. O corpus analisado é composto por produções de textos dos alunos que participaram da experiência. Nas produções, são identificadas as formas de compreensão dos alunos através de categorias como: produções reprodutivas, ou compreensões passivas (FIORIN, 2008); produções em processo de construção autônoma; e produções criativas. Em linhas gerais, as análises destacam que as produções reprodutivas ocorreram em menor escala, e que, felizmente, a maior parte dos alunos se incluem no processo de construção autônoma ou já escrevem produções criativas. Tal constatação confirma a importância de se efetivar práticas de letramento literário na educação básica, em busca de formações críticas e autônomas do alunado para as atividades sociais.


Palavras-chave


Compreensão Leitora. Produções. Processo

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