FORMAÇÃO CONTINUADA DIALÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR TEÓRICO-PRÁTICO

Sílvio Nunes da Silva Júnior, Antonia Maria Medeiros da Cruz

Resumo


Inserido no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, este trabalho propõe uma reflexão acerca das possíveis contribuições da perspectiva dialógica da linguagem para a formação continuada de professores de língua portuguesa. O aparato teórico traz alguns apontamentos acerca da teoria dialógica da linguagem, bem como sobre a formação continuada de professores de língua portuguesa, em que se articulam vozes de campos como a filosofia, a linguística e a educação. Tais pressupostos servem de base para uma breve descrição de experiência vivenciada num contexto de formação de professores no sertão de Pernambuco. Em linhas gerais, o estudo aponta para a necessidade de uma Formação Continuada Dialógica para professores de língua portuguesa, na qual diversas ideologias e vozes sociais possam ser articuladas e aproveitadas em busca de uma construção cada vez mais efetiva de conhecimento.


Palavras-chave


Perspectiva Dialógica. Professores. Conhecimento

Texto completo:

PDF