RETRATOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE PROPOSTAS PARA O ENSINO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Paula Costa Furman, Cibele Krause Lemke, Lidia Stutz

Resumo


Neste artigo analisamos como o docente em formação inicial do curso de Letras Português/Inglês propõe o trabalho com a produção escrita no estágio curricular, a fim de verificar qual perspectiva teórica pauta sua prática e quais as implicações para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, quanto à concepção de escrita, sustentamo-nos em Ramos (2011), Villas Boas (2013), Garcia e Silva (2013), e nos PCN’s (BRASIL, 1998; 2000), DCE’s (PARANÁ, 2008) e na BNCC (BRASIL, 2017; 2018), acerca da escrita e das orientações para o seu trabalho em sala de aula. Consiste em uma pesquisa documental, de abordagem qualitativo-interpretativa, que visa a análise de material didático produzido pelo futuro professor. Constatamos que o material apresentou certas lacunas, vinculadas à perspectiva tradicional, limitando sua prática e a formação dos educandos.

Palavras-chave


Formação docente. Ensino de língua inglesa. Produção escrita.

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