ENTRE O VIOLÃO E O CRUCIFIXO: A FAMA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA NIETZSCHIANA EM “A DECISÃO” DE LUIZ RUFFATO

Camila Galvão de Sousa, Humberto Fois-Braga

Resumo


Este artigo objetiva analisar a fama enquanto personificação da  vontade de potência nietzschiana em “A decisão”, de Ruffato, tendo em vista a contribuição para os estudos sobre a construção de personagens e seus respectivos trânsitos, subordinados à representação do espaço. Para tanto, a construção de Vanim e Zazá está relacionada às categorias da rua e da casa, de DaMatta (1997), e aos conceitos de espaço liso e estriado, de Deleuze e Guattari (1997). O embate entre forças, simbolizadas pelo violão e o crucifixo, oportuniza a transição entre esses espaços e a potência de vida. Em seguida, há a discussão dos recursos retóricos malandros de Vanim para restituir o espaço da rua-lisa e efetivar o chamado da fama na “cidade dos artistas”, de acordo com Paiva e Sodré (2004). Vanim toma a decisão sugerida pelo título e escapa da rotina da casa-estriada, mas, ao final, ainda não chega onde almejava, encontrando-se no devir.

Palavras-chave


Personagens ruffatianos. Espaços lisos e estriados. Vontade de potência. Malandragem. Inferno Provisório.

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