A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DE REI LEAR A PARTIR DO DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE CATARSE

Caroline Dambrozio Guerra

Resumo


Este trabalho apresenta um percurso de leitura da obra Rei Lear, de William Shakespeare (1564-1616), partindo-se do pressuposto de que a leitura dos clássicos, na educação básica, é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e para a ampliação de suas percepções da realidade. Para tanto, desenvolve-se uma abordagem do texto literário pautada na relação simbólica existente entre os dois enredos que compõem a obra em questão, de maneira a ressaltar o diálogo empreendido entre eles e, por extensão, o diálogo empreendido por eles também com o mundo dos alunos. Acredita-se que, por meio de um deslocamento do conceito de catarse, seja possível perceber a leitura literária como uma forte aliada na formação pessoal e social dos alunos, indo ao encontro do efeito humanizador da literatura, apresentado por Candido (2004).

Palavras-chave


Catarse; Ensino de literatura; Literatura clássica universal; Humanização.

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