O ENSINO DE/EM PORTUGUÊS NOS INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE: A IDENTIFICAÇÃO DA LEI DE COERÊNCIA ENUNCIATIVA E O CAMPO DA NÃO CONTRADIÇÃO

David António

Resumo


Com este artigo pretendemos identificar a lei da coerência enunciativa, bem como definir o campo da não contradição em torno dos enunciados sobre o ensino de/em Português, dos formandos e formadores dos Institutos de Formação de Professores (IFPs) da província da Zambézia - Moçambique. Nesse campo, ao nível da formação das estratégias, Foucault (2008) destaca haver, na contradição, pontos de incompatibilidade, de equivalência e de ligação de uma sistematização (lei da coerência enunciativa e campo da não contradição de tais enunciados). Para concluir, assumimos que os modelos postos em referência sobre o ensino do/em Português (manifestação da lei da coerência enunciativa e do campo da não contradição) advém do uso na prática da e na diversidade das teorias, em função da heterogeneidade linguística dos inquiridos (contradição enunciativa), no âmbito da tal ligação da sistematização.


Palavras-chave


Ensino de/em Português. Lei de coerência enunciativa. Contradição discursiva. Campo da não contradição.

Texto completo:

PDF