FIGURAÇÕES DA PERIFERIA EM CAPÃO PECADO, DE FERRÉZ

Emanoel Cesar Pires de Assis, Keury Carolaine Pereira da Silva

Resumo


Este artigo busca analisar como a periferia é representada no romance Capão Pecado (2000), do escritor Ferréz, a partir das descrições e comparações estabelecidas pelo autor na tessitura da obra. Sob esse prisma, destacamos a diferenciação que atravessa dois espaços-chave para esta discussão (periferia e centro), tanto pelo sentido geográfico quanto pela noção social do que é viver às margens da sociedade, dando atenção à literatura produzida nesse ambiente marginal de desigualdade, enfocando, principalmente, a singularidade com que as vivências na periferia são narradas na obra em questão. Dessa forma, a fim de alcançarmos o escopo desta pesquisa, utilizamos as contribuições de Dalcastagnè (2002); Eble (2016); Vaz (2010); Ferréz (2006); Nascimento (2006); Chauí (2008); Patrocínio (2013), entre outras referências análogas a essas. Por fim, através da visibilidade periférica proposta por Ferréz em Capão Pecado (2000), assegura-se a diversidade literária, conferindo a essa produção um caráter inovador, na medida em que os estereótipos que circundam as personagens e as temáticas são rediscutidas por uno novo prisma.

Palavras-chave


Periferia; Literatura brasileira contemporânea; Capão pecado

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