ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RENOVANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES E INSERINDO O ALUNO EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO

Ediene Pena Ferreira, Joelma Sá Figueiredo

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar e descrever o resultado do processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa, utilizando a proposta metodológica de Castilho (2014). Para isso, elaborou-se um projeto de intervenção executado com alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados foi utilizado o diário de bordo e a observação participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém-PA. O resultado da pesquisa mostra que a inovação da prática pedagógica é essencial ao desenvolvimento do aluno e que a proposta de Castilho consegue inserir o aluno em seu processo educativo levando-o à formação de um pensamento crítico sobre sua língua.

Palavras-chave


Língua portuguesa. Língua falada. Prática pedagógica. Consciência linguística

Texto completo:

PDF