A LEITURA DIGITAL E O MONITORAMENTO DA COMPREENSÃO: PROCESSOS INFERENCIAIS E ESTRATÉGICOS DE LEITORES PROFICIENTES EM LÍNGUA INGLESA COMO L2

Leonilda Procailo, Sidnei Werner Woelfer, Lêda Maria Braga Tomitch

Resumo


O presente estudo analisou os comentários metacognitivos verbalizados durante a leitura de textos digitais em língua inglesa como segunda língua (L2). Vinte e quatro alunos proficientes em língua inglesa matriculados em um curso de Letras/Inglês participaram do estudo. Dois textos expositivos foram apresentados para resumir e para criticar em duas modalidades: digital linear e digital não-linear (hipertexto). Análises qualitativas dos padrões de reflexão que verbalizaram demonstram como  os leitores lidam com as dificuldades encontradas, utilizam contexto, conhecimento prévio, fazem previsões e mantêm as instruções da tarefa para responder aos propósitos de leitura. Quanto ao desempenho estratégico, não houve considerável variação entre as modalidades comparadas. Assim, conclui-se que esses leitores utilizam-se de mecanismos semelhantes em ambas as modalidades apresentadas, tomando decisões que tornam a leitura mais linear ou focando na tarefa  principal, sem navegar por entre os links do texto. Tais procedimentos estratégicos podem se dar por escolha ou por desorientação  pelo  comprometimento dos recursos da memória, como se tem discutido na literatura.


Palavras-chave


Leitura digital em L2. Comentários metacognitivos. Monitoramento da compreensão. Estratégias.

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