UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO REDE ESTADUAL DO PARANÁ: A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS

Lídia Stutz, Mauri Morais, Rosane Klinpovous

Resumo


Objetivamos, neste artigo, analisar como o novo documento Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP, 2019), estabelece as propostas para a oralidade no ensino de línguas portuguesa e inglesa (LP e LI). Nossa ancoragem teórica alia-se aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. O recorte de nossa investigação são as prescrições para a oralidade no sexto ano de LP e LI. Em nossa análise mapeamos os campos de atuação que estão explícitos no CREP LP, bem como há um rol mais variado de gêneros. No CREP LI os campos são silenciados e os gêneros permanecem mais limitados. Em ambas as línguas as capacidades de linguagem são potencializadas mas em LI há uma maior recorrência na mobilização das CLD. 


Palavras-chave


Currículo; Gênero textual; Campo de atuação; Interacionismo Sociodiscursivo;

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