FEMINISMO DECOLONIAL E A ARTE DE MADALENA DOS SANTOS REINBOLT E ROSANA PAULINO

Andressa Rodrigues dos Santos, Alessandro de Melo

Resumo


O artigo parte dos princípios do feminismo decolonial de María Lugones (2014), cujo aporte se mostra muito relevante para o estudo das condições das mulheres negras em situações sociais de colonialidade, tal como define Quijano (2007). A crítica realizada pelo feminismo decolonial ao feminismo universalista, é que este desconsidera outros aspectos que atingem mulheres em condição colonial, em especial a questão racial e de classe. A análise das obras de Madalena dos Santos Reinbolt (1919-1977) só se faz possível na interface entre gênero, raça e classe, já que se trata de uma mulher negra, empregada doméstica e sem formação acadêmica, situação que fez desconsiderar sua obra como arte. Já a análise da obra de Rosana Paulino, acadêmica e doutora em artes visuais, se deu pela sua crítica à situação do povo negro escravizado no Brasil.


Palavras-chave


Feminismo decolonial; Madalena dos Santos Reinbolt; Rosana Paulino; Arte contemporânea.

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