PROFESSOR-AUTOR DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO

Carolina Fernandes Alves, Vilson J. Leffa

Resumo


 

A ampla disponibilidade de recursos digitais e a emergência de modalidades híbridas  de ensino possibilitam que o professor que (re)cria seus materiais didáticos, o qual chamamos professor-autor, se torne protagonista da criação didática. A filosofia dos REA pode contribuir para a construção desse papel, embora, no Brasil, alguns obstáculos limitem a implementação de práticas educacionais abertas, o que sugere que a autoria docente de REA no país está em construção. Neste trabalho, buscamos definir algumas características e ações fundamentais para a constituição da identidade do professor-autor de REA, baseados em uma revisão narrativa que destaca como a abertura inerente aos REA é possibilitadora de um trabalho mais autônomo e autoral do professor na adaptação e na elaboração de materiais didáticos. Delineamos 4 pilares da autoria docente de REA: criatividade, curadoria, prazer e sabedoria digital.  


Palavras-chave


REA; professor-autor; pilares da autoria.

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