ENSINAR A LER É PRECISO

Ana Cláudia Souza, Silvane Daminelli

Resumo


A aprendizagem da leitura está entre os principais objetivos da educação básica e, em razão do insuficiente desempenho que se tem alcançado, são realizadas muitas pesquisas com vistas a fomentar e aprimorar práticas de ensino de modo a aproximar o estudante do universo da escrita e promover a aprendizagem da leitura. Neste contexto, a pesquisa que apresentamos foi desenvolvida com o objetivo de promover a aproximação de estudantes com baixo desempenho escolar à linguagem verbal escrita e aos processos de leitura, por meio de projeto pedagógico com curta-metragens legendados. Trata-se de pesquisa experimental, realizada com dois grupos de estudantes da antiga 7ª série do Ensino Fundamental: o grupo experimental, constituído por 21 estudantes de baixo desempenho escolar, e o grupo controle, constituído por 35 estudantes cujo desempenho escolar era considerado satisfatório pela escola. Todos os 56 participantes foram aleatoriamente alocados em duas turmas, por razões pedagógicas e de espaço físico, sem distinção de grupo experimental e controle. Ambas as turmas mistas receberam o mesmo tratamento pedagógico. A hipótese de pesquisa foi a de que o emprego de obras audiovisuais legendadas pode constituir ferramenta relevante para o ensino da leitura mesmo a estudantes de baixo desempenho escolar, contanto que haja ensino significativo, planejado e sistematizado. Os resultados do estudo indicaram significativa melhora no desempenho em leitura de ambos os grupos experimental e controle, o que sugere a validade da hipótese de pesquisa. Indicaram ainda os resultados que o material audiovisual legendado pode facilitar este processo em razão de oferecer ao estudante uma linguagem com a qual ele está relativamente familiarizado: a dos filmes. Parece que o aumento da demanda cognitiva pelo acréscimo da legenda não causou impacto negativo nos resultados, em razão do trabalho pedagógico realizado. Concluímos que todos os 56 estudantes mantiveram condições de aprendizagem ainda que diante do reiterado insucesso escolar do grupo experimental e que obras fílmicas podem ser aliadas do trabalho pedagógico de aproximação do estudante à escrita.

Palavras-chave


Ensino de leitura na educação básica. Audiovisual legendado no ensino da leitura. Ensino de leitura em contexto de baixo desempenho escolar. Pesquisa experimental na escola.

Texto completo:

Sem título PDF