ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO: OPERACIONALIZANDO ANDAIMES

Ivaneide Gonçalves de Brito

Resumo


A presente pesquisa consiste em analisar as técnicas de andaimagem utilizadas pelo professor para a construção do saber em sala de aula, no processo de transposição didática do conhecimento. O propósito deste trabalho é observar como dar-se a operacionalização de andaimes na interação entre professor e aluno e verificar a contribuição da andaimagem, enquanto estratégia de ensino, para a mediação do conhecimento. É uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, de caráter descritivo, configurando-se como etnográfica. A abordagem teórica está pautada, sobretudo, nas discussões de Albuquerque (2006), Bortoni-Ricardo e Fernandes de Souza (2006), e Castanheira e Bortoni-Ricardo (2007). Os achados da pesquisa atestam a validade do processo de andaimagem para o ensino, configurando-se como uma estratégia exitosa para a mediação do conhecimento.


Palavras-chave


Mediação do conhecimento. Transposição didática. Construção do saber. Andaimagem.

Texto completo:

PDF