SOB UM PRISMA MOSAICO DE MUSEU: A (RES)SIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA E A (RE)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

Elivélton Assis Krümmel

Resumo


Nesta breve reflexão, proponho uma concepção de funcionamento mosaico do museu. À vista disso, explicito como, nos/pelos efeitos do tempo e do espaço e nos/pelos batimentos constantes entre a história e a memória, os museus são (re)inventados e (re)ditos em (dis)curso. Com isso, destaco como os museus contemporâneos, especificamente aqueles que estão incumbidos de representar a história e a memória das grandes guerras, dos genocídios, selecionam os vestígios do passado e organizam discursos para promoverem e veicularem as suas representações do/sobre o passado, o presente e o que deverá permanecer para o devir. Dessa forma, discorro sobre como (res)significam a história e (re)constroem uma memória do/sobre o Holocausto, sobretudo por meio dos testemunhos de sobreviventes, em um movimento de prolongamento de seu espaço físico, o que se dá no/pelo espaço digital.


Palavras-chave


mosaico; museu; história; memória; holocausto

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