ELEIÇÕES PRESIDENCIAS DE 2018: UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO

Beatriz Rocha de Oliveira, Edvania Gomes da Silva

Resumo


Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa mais ampla, que teve como objeto de investigação as eleições para presidente da República, realizadas no ano de 2018, no Brasil. Com o objetivo de indicar de que modo essas eleições configuraram-se como um acontecimento discursivo, analisamos publicações feitas no Twitter pelos candidatos e trechos de reportagens, que tratam de diferentes aspectos da disputa e foram veiculados na mídia digital. A análise dos dados foi feita com base no arcabouço teórico-analítico da Escola Francesa de Análise de Discurso. Os resultados indicam que as eleições presidenciais de 2018 podem ser caracterizadas como um acontecimento discursivo por dois motivos principais: i) inscrevem-se em uma rede de memória, que se vincula a acontecimentos que antecederam o pleito; e, ao mesmo tempo, ii) instauram um efeito de novidade.


Palavras-chave


Discurso. Memória. Mídia. Política.

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