A DRAMATURGIA DE GRISELDA GAMBARO E A PARTILHA DO SENSÍVEL: MULHERES EM EVIDÊNCIA

Cássia Peres Martins, Roselene de Fátima Coito

Resumo


O presente artigo destaca de forma breve a trajetória da dramaturga argentina Griselda Gambaro, no que se refere aos movimentos artístico-culturais do teatro contemporâneo argentino, ao tempo em que traz algumas considerações de críticos e estudiosos de literatura sobre sua obra. Tomando como exemplo as protagonistas de El nombre (1974) e de Del sol naciente (1984), evidenciamos o lugar ocupado pelas mulheres na sociedade latino-americana, quando elas são colocadas à margem desta mesma sociedade, mobilizando o entendimento de Jacques Rancière (2009) sobre o regime representativo e o regime estético das artes, tanto para voltar o olhar sobre o modo de/do fazer teatral de Gambaro  como para, a partir desse modo, a instauração do político – do histórico-social e do seu procedimento de escrita- , propicia a partilha do sensível, isto é, como a dramaturgia de Griselda Gambaro afeta e é afetada pelo meio que a produz.

Palavras-chave


dramaturgia; modo de/do fazer; partilha do sensível; denúncia; resistência.

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