LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A DEFESA DO “IDIOMA NACIONAL”

Taís da Silva Martins, Neosane Schlemmer, Jaíne de Fátima Machado da Silva

Resumo


Tomando como fundamentação teórica a Análise de Discurso de linha francesa (AD) em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL), objetivamos compreender como textos veiculados em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) abordam a questão dos estrangeirismos na língua, mais especificamente o papel dos anglicismos. Para tanto, o arquivo deste estudo constitui-se de textos publicados em LDLP dos anos 1990 e 2000, intitulados: Encontro e reencontro em Língua Portuguesa - Reflexão & Ação, da autora Marilda Prates e Linguagem Nova, dos autores Faraco & Moura. O corpus é constituído por sequências discursivas (SDs), dos textos “Estão deletando o português”, do autor Hélio Teixeira e “Não compliquem o nosso idioma”, da autora Dad Squarisi, que apresentam  um discurso de defesa do “idioma nacional”.


Palavras-chave


Idioma Nacional; Língua Portuguesa; Livro Didático; Anglicismos

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