SOCIOEDUCAÇÃO E POESIA: PRODUÇÕES DE PROSA E VERSO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Vania Cristina Pauluk

Resumo


Esse artigo é um relato de experiência a respeito do projeto de poesia, realizado no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, no estado do Paraná. O referido projeto tinha como objetivos: contribuir para a melhoria das habilidades de leitura e escrita visando práticas de letramento, possibilitar o contato com textos poéticos, estimular a interpretação, inferências e extrapolação de textos e incentivar a escrita de poesias. O projeto acontecia com adolescentes que cumpriam a medida socioeducativa de internação, no formato de oficinas, nas quais discutia-se e interpretava-se poesias de autores nacionais. Após as discussões eram conceitos dos elementos textuais do texto poético e partia-se para a produção dos mesmos, reestruturação e leitura dos mesmos. Os textos poéticos eram expostos na unidade socioeducativa para familiares e funcionários. Os jovens aderiram positivamente ao projeto, melhorando seu repertório linguístico e a linguagem oral e escrita e vivenciaram a função estética da literatura.


Palavras-chave


socioeducação, letramento, poesia.

Texto completo:

PDF