O ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Elannia Cristhina Idelfonso Lins, Marcela Moura Torres Paim

Resumo


Neste trabalho, apresentam-se as contribuições da Dialetologia para o ensino por meio do uso do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) na sala de aula. Tomam-se por base os trabalhos sobre a Dialetologia e o Ensino, de Cardoso (2010) e xxxx (2019), que dão conta das reflexões teóricas sobre a importância do ensino da diversidade da língua portuguesa falada no Brasil, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No que se refere aos procedimentos metodológicos, são utilizadas cartas lexicais para elaboração de diferentes atividades. Os resultados parciais obtidos, a partir de uma aplicação dessas atividades preliminares em oficinas de variação e ensino, no âmbito de cursos de extensão, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, revelam que explorar o ALiB proporciona o conhecimento da pluralidade do português, bem como a conscientização acerca da importância do combate ao preconceito linguístico.


Palavras-chave


Dialetologia; Ensino; Atlas Linguístico do Brasil.

Texto completo:

PDF