LEITURAS E ESCRITAS DE VIDAS NEGRAS EM A RESPOSTA: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A METAFICÇÃO

Késia Viviane da Mota, Genilda Azêredo

Resumo


Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa maior sobre a relevância de se introduzir, no Ensino Fundamental, o conceito de metaficção e suas estratégias de composição. Trata-se de uma pesquisa que articula literatura, ensino e reflexões pedagógicas, tendo como objeto de discussão o romance A Resposta, de Kathryn Stockett (2013), que alia o recurso da metaficção – fenômeno em que a ficção se mostra como ficção – a problemáticas ligadas, de um lado, a racismo, preconceito e opressão de mulheres negras; de outro, à possibilidade de aprendizagens relacionadas à liberdade, autonomia e competências ligadas à leitura e à escrita. Os resultados da pesquisa demonstram o potencial pedagógico da metaficção e suas políticas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e críticas.


Palavras-chave


metaficção; ensino; racismo; leitura; escrita; A Resposta

Texto completo:

PDF