PRÁTICA DO CONHECIMENTO, A PRÁTIA PEDAGÓGICA E A METÁFORA: VOLTANDO AO CAPÍTULO IV DE “SEMÂNTICA E DISCURSO”

Andréia da Silva Daltoé

Resumo


Neste trabalho, revisitamos Pêcheux em Les verités de La Palice (1975), Semântica e Discurso (1988) no Brasil, trazendo sua contribuição sobre a prática de produção dos conhecimentos e a prática pedagógica para pensar o papel da escola hoje. Por este percurso, buscamos problematizar como tais práticas permitem à escola servir tão bem à dominação ideológica dominante. Como um processo discurso de resitência, chegamos à questão da metáfora enquanto, palavras de Pêcheux, um “elemento materialista” contra os “processos ideológicos empíricos e especulativos” (1988, p. 132). Para isso, faremos uma discussão sobre a metáfora do ponto de vista discursivo, tomando-a como possibilidade de abertura para os sentidos que podem ser deslocados do efeito de literalidade e provocar novas práticas linguageiras de questionamentos do social.


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