A AUTORIA DO DISCURSO TEÓRICO COMO LUGAR DE RESSONÂNCIAS DISCURSIVAS

KELLY FERNANDA GUASSO COELHO

Resumo


Neste artigo, proponho uma reflexão sobre o gesto de autoria inscrita no campo acadêmico, atravessada pelas condições de produção do discurso teórico/ científico, como um lugar de “ressonâncias discursivas” (Serrani, 1991), compreendendo que o sujeito que escreve se constitui a partir da memória dos discursos que o atravessam. A partir das formulações de Michel Pêcheux sobre as condições de produção e o funcionamento ideológico da linguagem, pode-se considerar a produção do conhecimento discursivo como um movimento de retomada, deslocamento e transformação do já-dito. Neste texto tomo como base também as contribuições de Orlandi e Serrani para compreender como a autoria pode se realizar no lugar da repetição e da criação. Introduzo, ainda, a metáfora da Deusa Eco como figura simbólica que ilumina a natureza da autoria no campo acadêmico: a voz que repete o outro, mas, ao repetir, produz diferença e sentido. Nesse percurso, entendo que o texto acadêmico brasileiro atual evidencia  esse funcionamento, uma vez que o sujeito-autor legitima seu dizer por meio de citações diretas e/ou indiretas. A escrita, assim, é compreendida como prática de alteridade, gesto ético e político de reinscrição do saber.



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Referências


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