Dossiê Especial: "Les vérités de La Palice, 50 anos depois"

Maria Cleci Venturini

Resumo


Em 2025, a obra Les vérités de La Palice, de Michel Pêcheux, completa cinco décadas desde sua publicação inaugural em 1975. Este texto, que se constitui como marco teórico e epistemológico fundacional da Análise de Discurso materialista, tornou-se referência incontornável para o desenvolvimento da disciplina, especialmente no Brasil e na América Latina, onde encontrou terreno fértil para desdobramentos singulares e plurais.

Reconhecendo a potência crítica e o impacto duradouro da obra na constituição de um campo de saber, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores a revisitar Les vérités de La Palice em sua integralidade ou parcialmente, seja buscando mobilizar seus conceitos, seja refletindo sobre os sentidos que se desdobraram e se deslocaram ao longo dos últimos 50 anos no interior da produção do conhecimento em Análise de Discurso.

O dossiê acolherá artigos que abordem os efeitos teóricos, políticos e históricos da obra, seus vínculos com outras formulações de Pêcheux e de autores contemporâneos, assim como textos que explorem sua recepção, circulação e reinvenção em diferentes práticas sociais e discursivas. Também serão bem-vindas análises que problematizem os modos pelos quais a obra segue atual, tensionando e inspirando pesquisas discursivas no presente.

Com este dossiê, pretendemos homenagear a trajetória desta obra cinquentenária, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para a produção de novos sentidos que renovem a vitalidade do gesto teórico de Michel Pêcheux.


Texto completo:

PDF