EUCARIS A DOS OLHOS DOCES E NICANOR, O HERÓI: ANOS DE FORMAÇÃO DE DALTON TREVISAN

Helena de Oliveira Andrade, Cláudia C. Rio Doce

Resumo


A partir da década de 40, houve um número significativo de revistas que alteraram o aspecto literário no cenário brasileiro pós-guerra. Os periódicos são de muita importância para a compreensão de determinada época, porque ao mesmo tempo em que mostram as várias correntes literárias, experimentam novas idéias e formas de pensamento. Centramo-nos na mais representativa do período no Paraná: Joaquim. Ela é tida como porta-voz de uma geração de autores e críticos que, consagrados posteriormente, ali iniciaram suas carreiras. Selecionamos e analisamos dois contos desta revista intitulados: “Eucaris a dos olhos doces” e “Nicanor, o herói”, com a intenção de compreender aspectos estruturais e os possíveis efeitos dessas narrativas do contista Dalton Trevisan. Ele foi o principal contribuidor do periódico em questão, uma vez que, além de seu fundador e diretor, publicou em suas páginas suas primeiras criações literárias. Para o presente estudo, além da pesquisa no periódico mencionado, foram feitas leituras de teorias do conto e de obras determinadas de autores como Edgar Allan Poe e Manuel Bandeira, aludidos nos contos selecionados. Com isso, analisamos a estrutura dos contos selecionados, bem como a inserção dos ideais de modernidade no cenário paranaense através dos textos do escritor curitibano. E também evidenciamos, por meio do diálogo presente nos dois contos, uma das características pertinentes à sua obra: a repetição.

            

Palavras-chave


Conto contemporâneo; Dalton Trevisan; periódico literário; Joaquim

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