Dossiê Fevereiro 2020

DOSSIÊ "PLURILINGUISMO, DINÂMICAS INTERCULTURAIS E IDENTIDADES EM CONTEXTOS EDUCATIVOS"

O objetivo deste volume é reunir artigos que discutam a atual dinâmica plurilíngue e pluricultural em contextos acadêmicos. Diversos fatores contribuem para isso, sobretudo os processos migratórios, seja dentro ou fora dos países, bem como a chamada "internacionalização" dos espaços educacionais (Garrett, 2010).

No Brasil, experiências plurilíngues e pluriculturais em contextos formais de ensino não são recentes, dada sua constituição híbrida e multicultural. Reconhecemos que há experiências multilíngues e interculturais que se dão em diferentes espaços sociais, mas há poucos estudos, em contexto brasileiro, que se dedicam à pesquisa de questões que envolvem mais de um idioma, bem como os sentidos da multiculturalidade na educação básica e ensino superior.

Neste campo de estudos, vários conceitos têm sido utilizados para a descrição da dinâmica plurilíngue. Por exemplo, coexistem hoje termos translinguagem(Translanguaging):García e Wei (2014); Multilinguismo Flexível (FlexibleMultilingualism): Creese e Blackledge (2011), ou alternância de código linguístico (Code-switching) que se referem a diferentes formas de utilizar os vários recursos linguísticos que os falantes multilíngues possuem. O uso das línguas implica também a adoção de certas identidades, por parte dos falantes, que, ao utilizá-las, indicam orientações sociais, pessoais, ideológicas, entre outras.

Ao levantar essas questões, esperamos receber artigos que explorem as palavras-chave que apresentamos ao final deste resumo. Consideramos que são aspectos que nos permitirão colher experiências produzidas em diferentes ambientes educacionais, seja na educação básica ou na educação superior. Os artigos podem ser escritos em Português, Inglês e Espanhol e devem necessariamente seguir as normas de publicação desta revista, tal como estabelecido nas Diretrizes para Autores, disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/about/submissions#authorGuidelines>.

Palavras-chave: ensino de segundas línguas e línguas estrangeiras, práticas translíngues, identidades híbridas, trajetórias linguísticas.

Organizadoras:

Dra. Cibele Krause-Lemke - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTEUNICENTRO - Brasil/ Bolsista PDE-CNPQ

Dra. Adriana Patiño-Santos - UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON Reino Unido

Prazo para envio: 30/10/2019

Publicação: Fevereiro de 2020