v. 4, n. 9 (2022)

Gestão Pública e Inovação

Chegamos à nona edição da Revista Aproximação. Importante frisar que no mês de julho de 2022, a publicação foi aceita para fazer parte do Latindex, que é o Sistema Regional de Informação On-line para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Trata-se de uma rede que objetiva disseminar informações sobre as publicações científicas que são produzidas. A Aproximação está no Catálogo 2.0, focada em periódicos eletrônicos que atendem os padrões de qualidade editorial. Além disso, a revista também pode ser encontrada na Redib (Rede Ibero-Americana de Inovação e Conhecimento Científico), no Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) e no Livre (Revistas de Livre Acesso).

Outra novidade foi que a Revista Aproximação passou a aparecer na pesquisa da Plataforma Sucupira, com Qualis C, a partir da divulgação da avaliação 2017-2020 (importante frisar que a revista foi lançada em 2019). Infelizmente, nosso número de ISSN foi coletado de forma equivocada pela consulta tetraanual da Capes e as edições publicadas estão sob o ISSN 2675-258X para consulta.

Em especial, esta edição contempla alguns textos adaptados que foram apresentados como Trabalhos de Conclusão de Curso na especialização MBA em Gestão Pública e Inovação, na modalidade Educação a Distância, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, realizada em 28 polos do Paraná. Trata-se do Dossiê #9 com o tema “Gestão Pública e Inovação”, que contempla relatos técnicos sobre ideias e práticas inovadoras em órgãos das administrações estadual e municipal, como secretaria de saúde, escola municipal, universidade estadual e um órgão executivo do trânsito. 

Já na seção Geral, textos focam em práticas educativas, como novas perspectivas no Estágio Supervisionado e experiência com jogos, além da reflexão relacionada à importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação de jovens e adultos. Outro tópico abordado é a questão da desigualdade educacional no contexto da utilização de Educação Digital em sala de aula. 

A entrevista da edição é com o pesquisador e professor Dr. Ernando Brito Gonçalves Junior, sobre Educação e Cinema. Assim, aborda como os filmes podem ser aliados em processos educativos.


Edição completa

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Sumário

Artigos

Cristina Santos Batista, Fabio Horst
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Fabiane Morello Stella, Roziane Keila Grando
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Ana Paulo Czesz, Fabio Horst
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Dayane Boaretto, Giovane Galvão
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Denise Dayane Mathias Rodrigues Martin Martines, Roziane Keila Grando
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Thais Caroline Schavarem, Cleverson Bayer Moreira
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Andrieli Dal Pizzol, Luis Eduardo Bussolotto, Aliandra Cristina Mesomo Lira
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Josiane Souza Pires Lima, Andréa da Costa Souza, Angélica dos Reis, Ivaneide Varela da Costa Oliveira, Miriam Santos do Rosário, Hércules Santos Andrade
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Rafael Oliveira da Silva, Jaciane Silva Dias, Mardson Miguel dos Santos Pereira
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Thalita Moraes de Carvalho, Andrieli Dal Pizzol, Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
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Entrevistas

Scheyla Joanne Horst, Ernando Brito Gonçalves Jr.
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