v. 11, n. 3 (2013)

Setembro/Dezembro - 2013

Caros Leitores,

Mais um ano de circulação se encerra. Graças a colaboração dos Autores, Avaliadores, Leitores e ao Comitê Editorial conseguimos no ano de 2013 passar para a Periodicidade Quadrimestral. Estamos disponibilizando o Volume 11, nº 3, da Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe), publicada pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, referente ao Terceiro Quadrimestre de 2013.

Os artigos publicados neste número são produto de pesquisas oriundas de distintas instituições localizadas nas diversas regiões brasileiras.  Esta edição conta com 6 (seis) artigos e 2 (dois) ensaios.

No primeiro artigo Santos, Bruno Júnior, Leal e Albertin se propuseram verificar a propensão dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis para estudarem as disciplinas propostas na estrutura curricular do curso, na modalidade presencial, semipresencial ou na educação à distância.

Mariano, Ribeiro e Colauto buscaram mostrar os indicadores sociais da Prefeitura Municipal de Curitiba nos anos de 2009 a 2011 com base no modelo do Balanço Social proposto por Frey, Marcuzzo e Oliveira (2008).

O objetivo de Moçato-de-Oliveira e Sola foi entender se o pilar econômico da sustentabilidade é mais valorizado pelas organizações em detrimento dos pilares social e ambiental. Para tanto, foi trabalhado o conceito de institucionalização, e sustentabilidade econômica, social e ambiental.

No quarto artigo Gugelmin, Basto e Cunha analisaram os níveis de comunicação, buscando  assim o aperfeiçoamento dos processos de gestão de pessoas, através do estudo dos três tipos de comunicação existentes: Ascendente, Descendente e Horizontal, e da incorporação de técnicas e ferramentas que auxiliem na exploração do desenvolvimento organizacional em uma empresa financeira.

O artigo de Pereira buscou identificar entre diferentes atores sociais quais as representações sociais da exploração do carvão mineral e como essas representações interagem com a ideia de desenvolvimento, de meio ambiente e de agropecuária.

No último artigo Medeiros, Medeiros, Denardi e Murini abordaram o conhecimento das atividades socioambientais e sustentabilidade ligados à comercialização dos produtos em uma empresa de cosméticos na perspectiva de suas consultoras.

Quanto aos ensaios, no primeiro deles, Lara faz uma discussão teórica, buscando contribuir para uma compreensão mais ampliada, dos profissionais de gestão de pessoas e outros interessados, a respeito da deficiência, apresentando-a sob um enfoque antropológico, como uma construção cultural.

O Segundo ensaio de  Buco, Zandra e Vandresen analisa a invisibilidade social enfrentada pelos povos e comunidades tradicionais (PCTs). Traz o processo de construção da invisibilidade social desses povos que a séculos sofrem com a exclusão social e das políticas públicas.

 

Boa Leitura a todos!

Dr. João Francisco Morozini - Editor

Sumário

Artigos

Cassius Klay Silva Santos, Vicente Bruno Júnior, Edvalda Araújo Leal, Alberto Luiz Albertin
PDF
10-25
José Marcos Mariano, Flávio Ribeiro, Romualdo Douglas Colauto
PDF
26-42
Elizabeth Wood Moçato-de-Oliveira, Diogo Diniz Lopes Sola
PDF
43-57
Eloisa Roberta Gugelmin, Maria de Lourdes da Silva Leite Basto, Adriano Sérgio da Cunha
PDF
58-88
Viviane Camejo Pereira
PDF
89-103
Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Juliana Velasquez de Medeiros, Élio Sérgio Denardin, Lisandra Taschetto Murini
PDF
104-120

Ensaio Teórico

Luiz Fernando lara
PDF
121-142
Thalyta Forquim Buco, Marcelo Zadra, José Carlos Vandresen
PDF
143-160