v. 12, n. 2 (2014)

Abril/Junho - 2014

Prezados Leitores

Com sete Artigos e dois Ensaios chega aos leitores em periodicidade Trimestral a Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), Volume 12, número 2, publicada pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO.

Agradecemos aos consultores Ad Hoc por seus trabalhos voluntários, com valiosas contribuições aos Autores e à Comissão Editorial da Revista, bem como todos os envolvidos, sendo possível assim, mais esta publicação.

Os artigos publicados neste número são produto de pesquisas oriundas de distintas instituições localizadas nas diversas regiões brasileiras.  Esta edição conta com 7 (sete) Artigos e 2 (dois) Ensaios.

No primeiro artigo o objetivo do estudo foi identificar o perfil do desempenho das maiores empresas estabelecidas no Brasil. (Marcos Roberto Kuhl,  Carlos Alberto Kuhl e Ivonaldo Brandani Gusmão).  

O segundo artigo apresenta uma comparação entre o crescimento econômico e desenvolvimento dos municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon. (Paulo César da Silva Ilha, Jandir Ferrera de Lima, Bárbara Françoise Cardoso e Daliane Rahmeier).

Neste artigo analisou-se a participação das mulheres nas atividades da agricultura orgânica sob uma perspectiva de gênero e, mais especificamente, nas decisões, geração e apropriação da renda, como uma estratégia para o desenvolvimento rural. (Alessandra Juliana Caumo e Jefferson Andronio Ramundo Staduto).

No quarto artigo o objetivo foi analisar a percepção dos acadêmicos do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior de Santa Maria – RS no que tange ao papel do indivíduo e da universidade no desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental. (Juliana Pase, Greice de Bem Noro, Flaviane Souto Bolzan Medeiros e Andreas Dittmar Weise).

Este artigo é o resultado da reflexão teórica e da investigação empírica tendo como principal objetivo investigar a viabilidade de se produzir biodiesel por meio da utilização de óleo de fritura residual. (Fernando Franco Netto e Felipe Polzin Druciaki).

O sexto artigo teve como objetivo traçar o perfil das dissertações defendidas no Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN/UFPE, no período de 2002 a 2006. (Wenner Glaucio Lopes Lucena, Paulo Roberto Nobrega Cavalcante e Luciana Batista Sales).

No último artigo desta edição o objetivo foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Administração quanto às práticas de gestão do conhecimento no ensino. (Denise de Cuffa, Claudio Antonio Rojo e Gilmar Ribeiro de Mello).

Quanto aos ensaios, no primeiro deles objetivou conduzir uma discussão paradigmática da Estratégia como prática, tratando-a como um enfoque alternativo aos estudos da estratégia por trazer elementos que destoam do paradigma vigente. (Paulo Paganini, Mario Nei Pacagnan, Ivan de Souza Dutra e Elizabet Wood Moçato Oliveira).

O Segundo ensaio consiste em uma análise teórica sobre aspectos relacionados às intervenções em edificações e áreas históricas, com uma avaliação crítica e interpretativa sobre conceitos como valores urbanos, intervenções em centros urbanos, política habitacional e programas governamentais de reabilitação de áreas urbanas centrais no Brasil. (Rosane da Conceiçâo Costa Norat e Rosina Trevisan Martins Ribeiro).

 

Boa Leitura a todos!

Dr. João Francisco Morozini – Editor

Sumário

Artigos

Marcos Roberto Kühl, Carlos Alberto Kuhl, Ivonaldo Brandani Gusmão
10-28
Paulo César da Silva Ilha, Jandir Ferrera de Lima, Bárbara Françoise Cardoso, Daliane Rahmeier
29-44
Alessandra Juliana Caumo, Jefferson Andronio Ramundo Staduto
45-64
Juliana Pase, Greice de Bem Noro, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Andreas Dittmar Weise
65-82
Fernando Franco Netto, Felipe Polzin Druciaki
83-94
Wenner Glaucio Lopes Lucena, Paulo Roberto Nobrega Cavalcante, Luciana Batista Sales
95-112
Denise de Cuffa, Claudio Antonio Rojo, Gilmar Ribeiro de Mello
113-128

Ensaio Teórico

Paulo Paganini, Mario Nei Pacagnan, Ivan de Souza Dutra, Elizabet Wood Moçato Oliveira
129-140
Roseane da Conceiçâo Costa Norat, Rosina Trevisan Martins Ribeiro
141-156