Concepções de gramática no livro didático: interfaces com o ensino de língua materna

Dalve Oliveira Batista-Santos, Elenir Alves Teles

Resumo


Este artigo teve o objetivo de investigar as concepções de gramática presentes no livro didático e suas implicações para o ensino de língua materna. O estudo tomou como corpus de análise atividades propostas para o ensino de gramática do livro didático “Português e Linguagem”, da 2ª série do Ensino Médio, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (PNLD 2015, 2016 e 2017). A escolha deste livro deu-se por ele ser utilizado em uma Escola Estadual do município de Porto Nacional/Tocantins. Foram selecionados o conteúdo referente ao nome (Substantivo). Para refletir e analisar a abordagem dos substantivos no livro didático, utilizamos como respaldo teórico: Neves (2002) Possenti (2004), Geraldi (2004), Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2007), Travaglia (2009), dentre outros. A partir de uma análise qualitativa-interpretativista constatou-se a coexistência de duas práticas de ensino de gramática no livro didático: uma relacionada ao ensino tradicional da gramática, isto é, que segue uma perspectiva da Gramática Normativa, considerando conceituação, classificações e subclassificações, seguidas de exercícios mecânicos. A segunda prática assume uma perspectiva da Análise linguística, que parece comprometida com o uso-reflexão-uso, ou seja, preocupada no efeito de sentido que as palavras têm no contexto.


Texto completo:

PDF