CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS EM DUAS ADOLESCENTES MULTILÍNGUES - ENTRE RÓTULOS E DIVERSIDADE

Nádia Cristina Dini, Martha Gattarosa

Resumo


A construção da identidade na pós-modernidade compreende a imagem de um sujeito em transformação, cujos aspectos controversos corroboram uma forma de composição de identificação peculiar. Aprender outras línguas e conviver com outras culturas constitui-se uma experiência que reflete nas formas de interação do sujeito com sua própria cultura e com a do outro, possibilitando uma construção de identidade. Ao analisar as narrativas de duas adolescentes bilíngues sobre as línguas e culturas que as constituem, observamos que a identidade não é fechada: ela está em constante movimento, mudança e negociação dentro do próprio discurso. O multilinguismo é assim marcado por aspectos culturais, sociais e emocionais na representação da identidade do sujeito ao realizar escolhas entre códigos culturais e linguísticos ligados a um traço identitário de percepção social ou comportamental.


Palavras-chave


bilinguismo; identidade; interculturalidade.

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