PRÁTICAS DE LETRAMENTOS PARA SURDOS NA DISCIPLINA PORTUGUÊS COMO L2: um olhar dialógico.

Fábio Rodrigues dos Santos

Resumo


Este artigo pretende promover uma reflexão a partir de práticas de letramentos desenvolvidas na disciplina Português como L2 do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas – UFAL com base numa perspectiva dialógica. Para tal, sob o viés dialógico bakhtiniano, utilizando-me de conceitos de língua/linguagem (BAKHTIN, 1998; BAKHTIN, 2010; BAKHTIN, 2011) e de leitura e escrita (BRASIL, 2006; ROJO, 2009; LODI, 2011, 2014; STELLA, 2013-2015), apresento um panorama sócio-histórico acerca das abordagens educacionais que nortearam (e norteiam) os processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa escrita para surdo no Brasil e uma breve apreciação sobre os dados coletados na referida disciplina que aponta o desenvolvimento de práticas de letramentos que favorecem um encontro plurilinguístico no qual o surdo pode ver-se numa relação de diálogo por meio de produções escritas também.


Palavras-chave


Práticas de letramentos. Surdo. Linguagem escrita; Dialogismo

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