UMA ANÁLISE INTERCULTURAL DA SEÇÃO “NOS...OTROS” EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL

NATHAN BASTOS DE SOUZA, Moacir Lopes de Camargos

Resumo


O objetivo deste artigo é estudar como se dá a abordagem intercultural para o ensino de espanhol em uma seção específica “Nos...otros”, da coleção de livros didáticos “Enlaces: español para jóvenes brasileños”. A perspectiva teórica adotada parte do lugar dos materiais didáticos, sobretudo os LDs, no contexto de pesquisa em linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil; passa pela formulação de noções de cultura, interculturalidade e multiculturalismo, agregando nessa seção a reflexão de estudiosos da cultura e de linguistas aplicados, como Paraquett (2010). A seção metodológica do artigo destaca, em um primeiro momento, o cotejo como opção de análise dos dados, ancorado na reflexão de Bakhtin (2011) e, em um segundo, a forma como os dados foram gerados/recortados. Nessa segunda parte da metodologia, justificamos o critério de recorte, que privilegia o tema transversal “pluralidad cultural” das unidades dos livros didáticos. Assim, analisamos três exemplos, cada qual retirado de um dos livros (unidade quatro, livro 1; unidade três, livro 2; unidade cinco, livro 3), sob os quais tecemos alguns comentários com vistas a um estudo qualitativo. Concluímos que, na perspectiva intercultural levada a cabo na seção da coleção estudada, o aluno pode experienciar a cultura diferente, partindo da sua própria, sem apagá-la. É necessário, todavia, um trabalho docente adequado em relação à vivência dessa cultura outra, que pode deslizar para o estereótipo.


Palavras-chave


interculturalidade; linguística aplicada; língua estrangeira; livros didáticos; espanhol

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