A REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICO-PRONOMINAL NA ESCRITA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ISMAEL RIBEIRO DA SILVA, Jaqueline Adriana Príncipe Pedro, Maria Heloiza Alves Pereira Santana

Resumo


Com base nos pressupostos teóricos da coerência e da coesão, fatores que auxiliam na recepção e compreensão de textos, este artigo, sob o viés dos estudos da Linguística Textual e dos elementos morfossintáticos, pretende investigar o fenômeno da referenciação anafórico-pronominal na escrita de um grupo de alunos da Educação Básica. O corpus faz parte da Dissertação de Mestrado (SILVA, 2021), que realizou uma pesquisa quantitativa, à luz da Sociolinguística Laboviana, de natureza morfossintática. O objetivo principal deste trabalho, no entanto, consiste em analisar textos – do gênero narrativo – produzidos por 40 alunos de uma escola da Rede Estadual do Paraná (2018). Sob os auspícios de Mondada et al (2022),  trabalhar-se-á com os conceitos da Linguística Textual. Para o embasamento deste estudo, buscam-se fundamentos teóricos, subsídios e contribuições de Koch (1996; 2009; 2015; 2018; 2022; 2023), Cavalcante (2024), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (1996; 2023) e Marcuschi (2008; 2010; 2012).


Palavras-chave


Anáfora; referenciação; pronomes.

Texto completo:

PDF