v. 9, n. 1 (2011)

Janeiro/Junho - 2011

Apresentamos a primeira edição da Revista Capital Científico de 2011, com a satisfação pelo trabalho responsável e competente dos consultores ad hoc, da Comissão Editorial e Comissão Científica.

A revista já conta com mais de oito anos de existência, e, há que se destacar o crescimento qualitativo e quantitativo de artigos desde a sua criação, seja por seus conteúdos, temas, e no perfil de seus autores, mas também pelo corpo de pareceristas, seguidamente com a criação Comissão Científica, e do mesmo modo com o aperfeiçoamento de diretrizes, critérios, normas e procedimentos científicos mais exigentes. Por conseguinte, em 2011 a Comissão Científica apresentou a proposta da alteração da peridiocidade anual para a semestral, no que a Comissão Editorial analisou e aprovou.

Dessa maneira, a partir deste ano inicia-se a fase do periódico pela semestralidade, representando nova etapa que permitirá dar mais oportunidades aos autores de trabalhos científicos e consequente diminuição dos prazos de aprovação e aumento na dinâmica de publicação.

Além disso, a Comissão Editorial organizou a revista para a publicação impressa e a on line, as diferenciando. Com isso, passam a existir a Revista Capital Científico – RCCi, sendo que o “i” da sigla significa impressa sob o ISSN 1679-1991, e a Revista Capital Científico Eletrônica – RCCe, sendo  que o “e” da sigla quer dizer eletrônica sob o ISSN 2177-4173, sem que isso altere os seus conteúdos, pois que continuarão ambas com os mesmos trabalhos. Essa última medida tem a finalidade de dar independência nos processos de publicação delas, sem perda de conteúdo e qualidade, porque em determinadas etapas internas, o tempo de produção difere conforme o meio publicado. Em suma, espera-se que, naturalmente, a RCCe esteja “na mão” dos leitores mais cedo do que a RCCi, proporcionando o acesso mais rápido e universalizado aos trabalhos pela Internet.

Então, na edição de 2011, volume nove e número um, estão presentes oito artigos significativos oriundos de pesquisa no Brasil e no exterior, que têm como colaboradores autores mestres e doutores. Os nossos agradecimentos a eles pelos esforços e contribuições!

No primeiro intitulado “Difusión de la innovación tecnológica: el caso de la siembra directa en Argentina y su comparación con Brasil”, os pesquisadores utilizam-se do Modelo de Curva “S” de Difusão Tecnológica, na busca de relação entre o plantio direto e o comportamento da indústria na comparação entre a Argentina e o Brasil, nomeadamente no período de 1978-2008.

No segundo artigo, “Os modelos Technology-Push e Demand-Pull, e as estratégias de organizações ambidestras: a adoção de inovações tecnológicas por empresas brasileiras”, seus autores agora vão analisar a adoção de inovações e-ou processos com o uso dos modelos constantes no título, e com o olhar para a estratégia de organizações ambidestras brasileiras.

No terceiro, a atenção recai para a ética e a responsabilidade social nas organizações em “A relação dos consumidores com as empresas: avaliação da importância e recompensa dos consumidores pela postura empresarial ética e socialmente responsável”; sendo que no quarto, os autores estão voltados para entender como uma empresa pública de abastecimento vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil evidencia a responsabilidade social e ambiental, sob o título “Uma análise da evidenciação da responsabilidade social da CONAB sob a perspectiva da NBC T 15”. O quinto, “Utilização da demonstração do valor adicionado como ferramenta estratégica de avaliação: uma investigação nos sindicatos de Recife-PE” a responsabilidade social é tratada no enfoque das negociações salariais dos sindicatos do Recife, município da região do nordeste brasileiro.

Em seguida, estão dois artigos que tratam das organizações educacionais, apesar de naturezas diferentes. Os seus títulos dão uma idéia síntese de seus conteúdos: ”Redes de cooperação entre pesquisadores - um estudo nos cursos de Secretariado Executivo da Região Sul do Brasil” está abordado em âmbito regional, enquanto que em âmbito municipal está “Satisfação da qualidade de vida no trabalho dos professores de Arte da rede escolar no interior do Paraná”.

O oitavo trabalho, “Investimento externo direto e a inserção internacional dos países em desenvolvimento: a experiência da China e do Brasil” traz uma discussão relevante sobre a utilização de investimento externo direto na China e no Brasil sob a ótima do desenvolvimento econômico internacional que também tem ingredientes históricos.

A edição está assim com múltiplas áreas temáticas que interessam aos problemas contemporâneos, e ainda assim encontram-se nos estudos o eixo das preocupações do desenvolvimento social ou organizacional, as contribuições de modelos e aplicações em inovação, responsabilidade social ou educacional.

A todos uma ótima leitura!

Dr. Ivan de Souza Dutra

Editor da Revista Capital Científico

Sumário

Artigos

Liliana Scoponi, Regina Durán, Gabriela Pesce, Marianela De Batista
11-25
Marlete Beatriz Maçaneiro, João Carlos da Cunha
PDF
27-41
Vera Lúcia da Silva Ventura, Magda Sales Pinho, Guilherme Jacob Rigolon, Dirceu da Silva
PDF
43-54
Elen Duran da Silveira, Altair Borgert, Luiz Alberton, Sandro Vieira Soares
PDF
55-67
Luiz Carlos Miranda, Suênia Graziella Oliveira de Almeida Santos do Nascimento, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Jeronymo José Libonati
PDF
69-84
Ivanete Daga Cielo, Fernanda Cristina Sanches
PDF
85-97
Amanda Caico Collares de Lima, Silvio Roberto Stefano, Marcia Aparecida Zampier
PDF
99-112
Andréia Polizeli Sambatti, Denise Rissato, Augusto Cezar Brandenburg
PDF
113-129