v. 10, n. 1 (2012)

Janeiro/Junho - 2012

Estimado Leitor!

 

Apresentamos a edição número um do ano de 2012 da Revista Capital Científico, sendo esta a terceira edição desde quando o periódico passou para a semestralidade, com trabalho sério dentro das diretrizes assumidas para garantir a sua perenidade.

Agradecemos aos pesquisadores de instituições nacionais e internacionais que fazem parte do Comitê Científico (antiga Comissão Científica), bem como o corpo de pareceristas, que se preocuparam com a qualidade e garantiram a credibilidade científica, durante todo o processo de publicação.

Nesta nova fase de dois números por ano, já observamos a ampliação de oportunidades para leitores e autores de trabalhos científicos. Temos recebido a maioria de manuscritos no campo da sustentabilidade, indicando a sua importância, e isso é notado neste volume, em que as linhas específicas da problemática social e ambiental se fizeram mais presentes em estudos que os autores trouxeram conhecimento e resultados de pesquisas relevantes. Agradecemos também a eles por suas contribuições!

Então, neste número publicamos seis artigos e dois ensaios. Iniciam quatro estudos, que trazem discussões e investigações empíricas relacionadas ao contexto das organizações, sendo o primeiro, intitulado “O Discurso Ambiental nas Organizações: uma análise do contexto proativo nas práticas organizacionais”, o segundo, “Vantagens competitivas sustentáveis na indústria cervejeira: o caso das cervejas especiais”, o terceiro trata do “Processo ou Ações de Ecoeficiência em Empresas da Cadeia Produtiva Agroindustrial da Suinocultura na região de Toledo - Paraná, Brasil”, que é seguido por “Os reflexos de Práticas Socioambientais Organizacionais sobre as atitudes individuais: Uma compreensão à luz da Teoria do Comportamento Planejado”.

O quinto artigo traz o resultado e reflexões sobre as relações de poder numa comunidade com cultura própria em Economia Social, cujo título é “Relações de poder na Economia Solidária: um caso de autogestão em Londrina-PR, Brasil”, e no sexto os autores fazem uma revisão de literatura de importante temática que envolve o desmatamento brasileiro, a legislação florestal nacional e a educação ambiental, intitulado “Desmatamento no Brasil: um problema ambiental”.

Completam esta edição o ensaio “A Ideologia da Modernização Burocrática e seu Papel na Implantação do Estado Nacional Desenvolvimentista Brasileiro”, da área de Administração Pública que trata da reforma burocrática e modernização administrativa brasileiro e estado nacional desenvolvimentista, e outro, intitulado “Inelegibilidade: conceito, efeitos e meios de arguição no Direito Eleitoral Brasileiro” da área de Direito Eleitoral.

Tenham todos uma ótima leitura!

 

Dr. Ivan de Souza Dutra

Editor da Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe)

Sumário

Artigos

Anna Júlia Lorenzzon Gelain, Daniel Benitti Lorenzett, Mauricio Neuhaus, Cláudia Bach Rizzatti
PDF
Rafael Stefenon
PDF
Antônio Pedroso, Flávio Augusto Cella-de-Oliveira, Ivan de Souza Dutra, João Francisco Morozini
PDF
Minelle Enéas da Silva, Rita de Cássia Braga Melo
PDF
Dayanne Marciane Gonçalves, Luis Miguel Luzio dos Santos, Mauro Guilherme Capelari
PDF
Paulo Henrique Martins Desidério, Carlos Antonio Cardoso Sobrinho, Henrique Prenatti Pinese
PDF

Ensaio Teórico

Lilian Alfaia Monteiro
PDF
Jacqueline Sophie Perioto Guhur Frascati
PDF