v. 6, n. 1 (2008)

Temas Emergentes em Sociais Aplicadas

Apresentamos a sexta edição da Revista Capital Científico, que, apesar de sua curta existência tem se caracterizado como importante instrumento de disseminação do conhecimento na área das Ciências Sociais Aplicadas. Não podemos deixar de anotar, entretanto, as dificuldades para a manutenção deste periódico ante as crescentes exigências de qualidade que se nos impomos, almejando, a cada edição, maior espaço acadêmico e reconhecimento científico.

As significativas mudanças nos critérios de seleção dos trabalhos científicos e a superação da endogenia de temas e autores, denotam a transformação que tem sido imposta a esta Revista.

Os novos critérios de submissão de artigos definidos pelo Conselho Editorial, especialmente a exigência do processo blind review (avaliação por pares cega), em que a identidade de autores e pareceristas são reciprocamente desconhecidas, demonstram a seriedade e segurança acadêmica do processo de avaliação dos trabalhos.

Em nosso entender, esses são passos relevantes, que têm se caracterizado como elementos centrais para a atração de pesquisadores de diversos estados da federação buscando oportunidade de publicação. Assim, dos 13 artigos que compõem a presente edição contou-se que 65% dos autores e co-autores não possuem qualquer vínculo formal com a UNICENTRO. Da mesma forma, no que se refere aos temas abordados, o que mostra decisivamente a consolidação da revista como instrumento de publicação da grande área das Ciências Sociais Aplicadas. São abordados temas das áreas de Empreendedorismo, Contabilidade Gerencial, Gestão do Conhecimento e Informação, Qualidade e Produtividade, Administração Pública, Gestão Sócio-Econômica, Arranjos Produtivos e Governo Eletrônico. Por tudo isso, somos levados a acreditar que esta revista assume, a partir desta edição, a condição de periódico de abrangência nacional.

Ao disponibilizarmos esta nova edição, reafirmamos nosso compromisso com a disseminação do conhecimento científico, acreditando que este periódico avança decisivamente rumo à sua consolidação como instrumento de socialização dos resultados dos processos investigativos na grande área das Ciências Sociais Aplicadas e renovamos nossos agradecimentos ao dedicado trabalho desenvolvido pelas equipes do Conselho Editorial de 2008 e de 2009, que, em face da necessária transição que se estabeleceu entre elas, atuaram em conjunto na preparação desta edição e são os maiores responsáveis pela renovação deste periódico.

Prof. Ms. Edélcio Stroparo

Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Irati

Sumário

Artigos

Maria Aparecida Gouvêa, Milton Carlos Farina, Patrícia Siqueira Varela
11-32
Graziela Luiz Franco, Jucélio Kretzer
PDF
33-63
Alexandre Mugnaini, Wesley Vieira da Silva, Alceu Souza, Jansen Maia Del Corso
PDF
65-86
Sérgio Luís Dias Doliveira, Adriana Queiroz Silva
PDF
87-105
Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Sandra Rolim Ensslin
PDF
107-126
Antonio Costa Gomes Filho, Marcus Vinicius Anátocles da Silva Ferreira, Michel Kramer Borges de Macedo, Wagner Igarashi, José Leomar Todesco
PDF
127-144
Marcos Roberto Kühl, Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Ademilson Rodrigues Santos
PDF
145-164
Rafael Garcia Carmona
PDF
165-177
Carlos Alberto Bernardi, Julie Cristini Dias
PDF
179-197
Silvio Roberto Stefano, Sandra Mara Andrade, Dayanne Marciane Gonçalves, Luis Carlos Valori
PDF
199-222
Marilene Bronoski
PDF
223-238
Wagner Igarashi, Sandro Rautenberg, Luciano Frontino Medeiros, Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Neri dos Santos, Francisco Antônio Pereira Fialho
PDF
239-256
Gilson Ditzel Santos, Ivan Souza Dutra, Francisco Ribeiro Almeida, Roberto Sbragia
PDF
257-283