v. 9, n. 2 (2011)

Julho/Dezembro - 2011

Estimado Leitor!

 

Com sete artigos e um ensaio científicos a edição de número dois de 2011 da Revista Capital Científico chega aos leitores em peridiocidade semestral, conforme decisão da Comissão Editorial descrita no editorial da edição de número um. Adicionados aos trabalhos da primeira edição deste ano, são 16 trabalhos de considerável qualidade publicados neste ciclo anual.

 

Agradecemos aos consultores ad hoc por suas preciosas avaliações voluntárias, e igualmente à Comissão Científica pela contribuição às diretrizes e estratégias assumidas, além da equipe da própria revista, a Comissão Editorial, os revisores, aos profissionais da editora, entre outros mais que colaboraram direta e indiretamente.

Esta segunda edição contempla trabalhos inéditos com estudos e autores nacionais e internacionais, tendo como eixo central a sustentabilidade, a teoria e prática para o turismo, o desenvolvimento e a gestão diante de expectativas ou resultados sociais.

O primeiro, intitulado “Community Based Tourism: critical success factors” de Veronica Garcia Lucchetti e Xavier Font da Leeds Metropolitan University – LMU do Reino Unido, avalia uma iniciativa do Turismo de Base Local (CBT) no Peru, pela Companhia de Turismo GAP Adventures e sua fundação, a Planeterra.  No terceiro, “Estrategia etica sustentable: un paso más allá del ´utópico´ Triple Bottom Line” a autora María Fernanda Orquera da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, analisa a estratégia de negócios de turismo comunitário desenvolvido no seio das comunidades indígenas dos Andes (Equador) e o papel das partes interessadas em aspecto estratégico num quadro complexo da ética, a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável, compatível com que o código de comportamento. Esses três artigos completam uma seção que marca o amadurecimento da presença de estudos internacionais no periódico.

A sequência abre uma seção com trabalhos de origem nacional, sendo que o quarto artigo, “A reciclagem como fator de inclusão socioeconômica dos catadores de lixo no Distrito Federal do Brasil“ de Abdelkader Bourahli e coautores da Universidade Católica de Brasília – UCB, em que analisam o papel da reciclagem na inclusão socioeconômica de catadores vinculados as cooperativas de coleta de lixo no Distrito Federal do Brasil. O quinto “ICMS - Ecológico: análise dos aspectos financeiros e de sustentabilidade nos municípios do Estado do Paraná”, Vanessa Marcela Nascimento e coautores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL buscaram responder a seguinte ao seguinte problema: qual o impacto do ICMS - Ecológico para a receita dos Municípios do Estado do Paraná, e seus reflexos para a sustentabilidade das áreas de preservação? No sexto, intitulado “Índice de desenvolvimento sustentável municipal participativo: uma aplicação no município de Cabaceiras – PB” pelos autores Ana Cecilia Feitosa de Vasconcelos e Gesinaldo Ataíde Cândido da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG apresenta-se estudo que objetivou identificar o índice de desenvolvimento sustentável do município de Cabaceiras, no estado nordestino da Paraíba, a partir da ponderação e hierarquização dos atores sociais nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável Municipal Participativo. No artigo “Orçamento participativo (OP) após vinte anos de experiências no Brasil: mais qualidade na gestão orçamentária municipal?”, Valdemir Pires e Larissa De Jesus Martins da Universidade Estadual Paulista - FCLAR/UNESP analisam a evolução da produção de dissertações e teses sobre Orçamento Participativo (OP) nos programas de pós-graduação do Brasil, a partir dos dados do Banco de Teses da CAPES, no período 2000-2009.

Um ensaio teórico sobre o emprego de ações de sustentabilidade em cooperativas do setor de carne discutidas sob a visão estratégica, intitulado “As cooperativas agroindustriais do setor de carne em face dos resultados empresariais e da sustentabilidade socioambiental: reflexões em perspectiva estratégica” é realizado por Márcia Cristiane Gruba e coautores. Ao passo que esse trabalho fecha a edição, abre sobre as possibilidades de publicações para as próximas edições de 2012, o Ano Internacional do Cooperativismo.

Estamos gratos aos autores por seus estudos!

Desejosos que os estudos contribuam para as discussões e propostas futuras neste mundo em transformação, deixamos nossas saudações acadêmicas!

Dr. Ivan de Souza Dutra
Editor da Revista Capital Científico

 

Sumário

Artigos

Veronica Garcia Lucchetti, Xavier Font
11-26
María Fernanda Orquera
43-56
Abdelkader Bourahli, Edson Kenji Kondo, Helga Cristina Hedler, Aretusa Lima Batista
PDF
57-70
Vanessa Marcela Nascimento, Hans Michael Van Bellen, Altair Borgert, Marcelo Nascimento
PDF
71-82
Ana Cecilia Feitosa de Vasconcelos, Gesinaldo Ataíde Cândido
PDF
83-97
Valdemir Pires, Larissa De Jesus Martins
PDF
99-109

Ensaio Teórico

Marcia Cristiane Gruba, Ivan de Souza Dutra, Maristela Ribeiro de Melo Stock
PDF
111-124