v. 4, n. 08 (2022)

Atores, Políticas e Ambientes Virtuais

O Dossiê #8 da Revista Aproximação, com o tema “Atores, Políticas e Ambientes Virtuais”, contempla uma seleção de artigos de reflexão teórica e relatos de experiência vinculada à educação e que abordam assuntos relacionados às políticas públicas educacionais, aos papéis dos participantes da modalidade Educação a Distância (EaD), à identidade dos graduandos em uma licenciatura EaD e às competências necessárias para o letramento digital em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tem-se, na seção Geral, textos que expandem a questão da tecnologia partindo da sala de aula em direção a outros espaços, refletindo a respeito de processos de informatização em órgãos públicos, análise do trabalho remoto emergencial e reflexão sobre cidades inteligentes, trazendo tópicos interessantes sobre tecnologia e sociedade. Em tempo, a equipe editorial da Revista Aproximação agradece o apoio da coordenação da Especialização em Gestão Pública Municipal na modalidade EaD da Universidade Estadual do Centro-Oeste quando da divulgação desta edição especial, que conta ainda com participantes de egressos, mostrando a pertinência das pesquisas desenvolvidas como encerramento do curso. Na Entrevista, a convidada é a professora Doutora Maria Luisa Furlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá, uma pesquisadora que se dedica a investigar a questão das políticas da modalidade EaD, bem como outros temas transversais à área, e compartilha conosco algumas de suas reflexões. Um dos temas abordados se refere ao sistema Universidade Aberta do Brasil, que em 2022 completa 17 anos de existência. Em uma atuação conjunta envolvendo Governo Federal, Universidades e Prefeituras, o programa possibilita a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância em cidades do interior. As graduações e pós-graduações também concentram esforços das instituições no que se refere a inovações em metodologias, designs e concepções pedagógicas, fazendo avançar a EaD pública no país com mais oportunidades e qualidade. Por fim, no que se refere à modalidade EaD e as percepções dos estudos publicados nesta edição, nota-se a importância dos atores deste processo educacional no sentido de que suas ações refletem de forma direta na elaboração de políticas públicas educacionais e nas interações dentro dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, dessa forma, a relação entre estes três pilares é ponto crucial para o avanço qualitativo da modalidade em nosso país

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Sumário

Artigos

Amanda Karoline Majinski de Moraes, Keli Cristina Costa e Silva, Luana Aparecida Trzaskos, Marvyn Meyer Sant'ana
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Rute Mecias da Costa, Sebastião Sergio Prestes de Lima
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Flávio Rodrigues de Oliveira, Josimayre Novelli, Josiane Medeiros de Mello, Annie Rose dos Santos
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Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro, Jamile Santinello
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Helena Lúcia Koch, Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras
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Alvaro Jose Argemiro da Silva, Ednaldo de Sousa, Angélica Ferreira Rosa
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Helena de Freiras Ferreira, Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras
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Giovane Galvão
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Flavio Borges Nascimento, Mariana Frassati, Ricardo Guarel Pereira, Claudemir Félix Ferreira
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Entrevistas

Scheyla Joanne Horst
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