v. 8, n. 1 (2010)

Perspectivas da Sociedade e Sustentabilidade

Com muita satisfação, apresentamos a edição de 2010, da Revista Capital Científico – RCCi.

A revista foi elaborada com contribuições relevantes dos autores, verificados com a presença de mais de 90% externos (aqueles que não possuem qualquer vínculo formal com a UNICENTRO), bem como dos pareceristas. Também se verificou a forte participação de doutores, sendo que 10 dos 16 trabalhos aprovados estão presentes, com um ou mais autores com essa titulação, e, nos outros sempre com a participação de mestres. Essa participação foi fundamental para continuarmos a fase de crescimento qualitativo e quantitativo. Agradecemos a esses profissionais e colocamos este veículo de divulgação científica sempre à disposição deles!

Também queremos agradecer aos estudiosos doutores de instituições externas membros da Comissão Científica, que entre as atividades de avaliação em 2010, orientaram a Comissão Editorial nas decisões sobre as políticas editoriais e estratégias das linhas temáticas do periódico. Assim como parabenizar o esforço da equipe do expediente da revista, desde os membros da Comissão Editorial até a auxiliar de secretaria, que trabalharam com dedicação, critério e rigor.

Na elaboração desta edição, verificamos que a maioria das temáticas estudadas e apresentadas pelos autores traz as questões relacionadas aos aspectos da comunidade e sociedade na perspectiva da sustentabilidade econômica e social e-ou ambiental. Isso, em parte, pode ser explicado pela solicitação do “Foco e Escopo” no site da revista, que priorizou os temas relacionados ao desenvolvimento regional, sociedade e organizações sustentáveis e-ou inovadoras, e temáticas relativas. Por outro lado, o aumento de submissões de trabalhos nessas áreas também se deveu à importância desse assunto que está emergente e em ebulição nas diversas áreas do conhecimento.

Com os artigos que seguem, apesar de diferentes linhas de pesquisa, podemos observar a tendência com a problemática contemporânea sobre as alternativas de arranjos econômicos e de organizações, ou de políticas públicas, ou ainda de instituições, cujos resultados ou fatores associados influenciam ou impactam na sustentabilidade da sociedade e o meio ambiente.

Dessa maneira, o leitor encontrará boa parte das pesquisas, estudos e reflexões na perspectiva da sustentabilidade, que em termos gerais, os trabalhos contém: o impacto da obtenção do título de propriedade de terra concedido pelo programa do governo “Papel Passado”, sobre aumento de horas de trabalho e renda para as famílias beneficiadas; as políticas ambientais voltadas para a gestão de resíduos sólidos urbanos em cidade do oeste paranaense; na mesma perspectiva ambiental dos resíduos, está um diagnóstico em Arranjo Produtivo Local no norte do Paraná; os desafios e perspectivas de uma cooperativa paranaense de Economia Solidária; a sustentabilidade ambiental em cooperativa Maricultora da capital do estado de Santa Catarina; políticas públicas, regulação ambiental e consumo sustentável; o disclosure ambiental das empresas do setor de biocombiustiveis com ações na Bovespa; as ações de responsabilidade social utilizadas por cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul; e ações em projetos sociais por instituto da maior empresa de comunicação do Paraná.

Porém, a revista também traz outras perspectivas, das quais estão, a influência de programas de qualidade na cultura organizacional de empresas de serviços de São Paulo, o processo de comunicação interna em colégio do estado no oeste paranaense sob um estudo de diagnóstico, o projeto político pedagógico do Curso de Ciências Contábeis de uma IES pública do Paraná, a eficiência de ações para a promoção de pesquisas estratégicas em saúde por instituto brasileiro de pesquisa, a customização ou massificação em posicionamento de marketing de empresa simulada em jogos, além dos ensaios sobre a estratégia organizacional pela construção social da realidade, e sobre como as diferentes imagens do ambiente organizacional da empresa podem contribuir para que ela se consolide como inovadora.

Na expectativa que os conteúdos contribuam e instiguem aos debates acadêmicos atuais e às práticas que envolvem as pessoas e suas vidas, as organizações e a sociedade, agradecemos os leitores.

A todos uma excelente leitura!

Dr. Ivan de Souza Dutra
Editor da Revista Capital Científico - RCCi

Sumário

Artigos

Claudia Cerqueira do Nascimento, Mauricio José Serpa Barros de Moura
11-22
Denise Rissato, Loreni Silva Santos, Rosana Kátia Nazzari
PDF
23-36
Joseane Lima, Luis Miguel Luzio dos Santos, Thayla Emanuelle Ferreira
PDF
37-48
Carine Maria Senger, Marcio Pascoal Cassandre, Rodrigo Fenato, Maria Estela Flora Bossato
PDF
49-61
Caroline Vidal Cabezas, Elisete Dahmer Pfitscher, Lyege Helena Bitencourt Jorge
PDF
63-76
Benilson Borinelli, Fábio Luiz Zanardi Coltro, Ingrid Moriya, Luis Miguel Luzio Santos
PDF
77-92
Maíra Melo de Souza, Rogério João Lunkes, Vivian Osmari Uhlmann
PDF
93-106
Ariosto Sparemberger, Luciano Zamberlan, Zélia Savoldi
PDF
107-120
Carine Grosko, Ivan De Souza Dutra, Silvio Roberto Stefano
PDF
121-134
Valmir Alves Ventura, Vera Lúcia da Silva Ventura
PDF
135-144
Fabiana Regina Veloso Bíscoli, Fernanda Cristina Sanches, Rodrigo Müller, Rogéria Augusta Rocha Brandão de Queiróz
PDF
145-156
Eduardo Alves Gomes, Glaucia Daniela Dias, Deisy Cristina Corrêa Igarashi, José Braz Hercos Junior
PDF
157-170
Frederico Antônio Azevedo De Carvalho, Marcelino José Jorge, Marina Filgueiras Jorge, Renata De Oliveira Medeiros
PDF
171-182
Luiza Guimarães Santos, Paulo Eduardo Moledo Palombo
PDF
183-198

Ensaio Teórico

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Luiz Alex Silva Saraiva
PDF
199-208
Ana Laura Crisci Bertone, Mayra Suelen de Lima Carvalho, Neila Conceição Viana da Cunha
PDF
209-222