v. 11, n. 1 (2013)

Janeiro/Abril - 2013

Caros Leitores,

Mais um ano de circulação se inicia. Estamos disponibilizando o Volume 11, nº 1, da Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe), publicada pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, referente ao Primeiro semestre de 2013.

Os artigos publicados neste número são produto de pesquisas oriundas de distintas instituições localizadas nas diversas regiões brasileiras. Esta edição conta com 7 (sete) artigos e 3 (três) ensaios.

Em seu artigo Ávila, Madruga, Rocha e Camargo analisaram as estratégias de gestão ambiental em empresas industriais instaladas em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Andrade e Nakata buscaram investigar como os executivos percebem a aprendizagem no ambiente de trabalho, buscando identificar diferenças dessa percepção em relação à dos demais empregados, assim como ocorre tal fenômeno dependendo das características demográficas (gênero, idade, tempo de casa e nível de instrução) dos executivos.

O objetivo de Voese e Mello foi fazer uma análise bibliométrica e de produtividade do Congresso Brasileiro de Custos, relacionado ao tema Gestão Estratégica de Custos, no período de 1994 a 2011.

Stefano, Baroni, Andrade e Ishida tiveram como objetivo identificar os elementos e as práticas fundamentais que estimulam o processo de aprendizagem organizacional em uma Prefeitura Municipal, entre os níveis individual e organizacional. Foi realizado um estudo de caso e a pesquisa explicativa.

O artigo de Medeiros, Denardin, Murini e Dill expões que, com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, surge a Economia Solidária e nesse sentido, o estudo teve por objetivo compartilhar os resultados da 18º FEICOOP e 7ª Feira do Mercosul realizada na cidade de Santa Maria - RS na perspectiva dos expositores.

Em seu artigo Artico e Cantarottiabordaram aspectos relevantes da consultoria na área secretarial; levantaram as possíveis áreas de atuação do secretário executivo como consultor e; analisaram a atuação do secretário executivo como consultor interno e externo ao ambiente empresarial.

Ferreira, D'Oliveira, Kava e Horst buscaram como objetivo identificar o perfil do associado, e quais as aspirações dos mesmos em relação à formação de uma cooperativa.

Quanto aos ensaios, no primeiro deles, Oliveira e Cardoso fizeram uma análise crítico-descritiva do Parque Metropolitano de Pituaçú (BA) caracterizando as principais controvérsias legais que, envolvem o referido espaço territorial com suas contradições socioambientais.

O Segundo ensaio de Klöppel, Lunkes e Schmitz apresentou como objetivo verificar a participação de pesquisadores em contabilidade gerencial nos programas de Pós-Graduação em Contabilidade no Brasil.

No terceiro ensaio, Paula discute os obstáculos e os desafios existentes para a melhor efetivação dos impostos para as áreas indígenas, sendo a Terra Indígena de Marrecas utilizada como instrumentos para estudos sobre o ICMS. Ecológico.

Boa Leitura a todos!

Dr. João Francisco Morozini - Editor

Sumário

Artigos

Lucas Veiga Ávila, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Adilson Carlos Da Rocha, Caroline Rossetto Camargo
PDF
Sandra Mara Andrade, Lina Eiko Nakata
PDF
Simone Bernardes Voese, Rebert José Gomes de Mello
PDF
Silvio Roberto Stefano, Sibele Carla Baroni, Sandra Mara de Andrade, Jéssica Sayuri Ishida
PDF
Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Élio Sérgio Denardin, Lisandra Taschetto Murini, Lourdes Maria Staudt Dill
PDF
Jéssica Aparecida Artico, Aline Cantarotti
PDF
Izamara Oliveira Ferreira, Sergio Luis D'Oliveira, Luciana Santos Kava, Joelma Santos Horts
PDF

Ensaio Teórico

Thiago Pires Oliveira, Fernando Macedo Cardoso
PDF
Fábio Vilson Klöppel, Rogério João Lunkes, Elisa Schmitz
PDF
Maristela de Paula
PDF